VOLTANDO À CENA...

A  opinião  de

Paul Lies

Junho de 2017 - Ano 17

 

FUTEBOL EUROPEU

Vão chegando ao fim os campeonatos europeus e aumentando a tensão com vistas à Copa da Russia.

Como sempre, as equipes tradicionais à frente, conquistando títulos com expressivas antecipações, como o caso do Bayern, na Alemanha, do PSG, na França, e do Manchester City na Inglaterra. O Bayern passeou no campeonato alemão, num ano em que Dortmund, Lerverkusen e Leipzig mataram-se entre si. Aproveitou-se o Schalke 04 para chegar em segundo de forma surpreendente. Na Inglaterra, quase a mesma coisa, com Totenham, Arsenal, Liverpool e Manchester United perdendo potnos importantes para equipes menores e deixndo o caminho livre para o City. A luta pelo segundo lugar ainda está viva. Na França, o maior de todos os passeios. Com uma larga vantagem sobre os demais, o Paris Saint Germain brincou no campeonato, sem ser incomodado nem por Monaco, nem por Lyon e nem por Marseille.

Na Holanda, neste final de semana, o PSV fechou as portas para os demais ao golear o grande rival Ajax por 3x0. Foi um ano atípico na Holanda, com o PSV abrindo uma vantagem grande.

Restam ainda os campeonatos de Portugal, da Espanha e da Itália. Em Portugal, após a vitória do FC Porto em pleno estádio da Luz diante do Benfica, as coisas ficaram ainda mais equilibradas, agora sem o confronto direto, com os portistas em vantagem. Mas atrás vem o Sporting, embora não inspirando tanta confiança, com seus tropeços inesperados. Na Espanha, a velha luta entre Real e Barça. Ninguem mais para aspirar o título que promete ser definido no final. Finalmente, na Itália, uma luta ente Juve e Napoli que parece pender para o lado da Velha Senhora, mais uma vez.

E tudo isso para esquentar a Copa do Mundo que vem aí, com estádios já testados.

Paul Lies